sábado, 26 de março de 2016

- Nutrição Equina -

Olá pessoal, meu nome é Caroline, sou Médica Veterinária e fui convidada pelo blog para dividir com vocês os meus conhecimentos da profissão.
Será um prazer!!!

Hoje falarei para vocês a respeito de Nutrição Equina!
O assunto a ser abordado seria extenso, porém irei fazer um resumo dos principais temas, e fico a disposição de vocês para qualquer dúvida ou para aprofundar o assunto por e-mail.



 

Nutrição do Equino
Os equinos são animais herbívoros monogástricos, especializados na digestão de fibras. É importante destacar as características do sistema digestivo juntamente com seus hábitos alimentares:
- O cavalo possui o estômago reduzido, e também o intestino delgado. Esses tem a função de realizar a digestão e absorção de concentrado quando fornecido. Essa parte do aparelho digestivo representa apenas 8%do trato gastrointestinal por isso é necessário o fornecimento fracionado do concentrado em pequenas porções, dando as condições adequadas para o aproveitamento e evitando complicações digestivas.
- Sabemos que o habitat do equino é o campo com uma grande disponibilidade de forragens, que são indispensáveis na sua dieta. A digestão das forragens acontece na porção final do sistema digestivo: o intestino grosso, composto por ceco e colón. Essa porção é habitada por bactérias que digerem as fibras da dieta do cavalo, transformando em proteínas, energia, vitaminas e minerais 

- A Síndrome Cólica é uma das doenças que mais acometem os equinos, o ceco é um local propício para ocorrência de cólica, por isso devemos cuidar com trocas bruscas de alimentos, de manejo alimentar, e principalmente na mudança de uma dieta de baixa qualidade para uma de alta qualidade com maior digestibilidade. Acontecendo essa mudança, haverá mais alimentos digestíveis no ceco, ocorrendo um aumento na população microbiana e um aumento na taxa de fermentação. Causando um considerável acúmulo de gás, levando a cólicas. Podendo ocorrer também a liberação de endotoxinas bacterianas que provem a diminuição do pH, levando à acidose e Laminite

-A partir dessas informações é evidente a importância do fornecimento fracionado do concentrado, em no mínimo duas vezes ao dia. Sempre em cochos limpos e livres de sobras fornecidas anteriormente.


Exigência Nutricional 
A exigência nutricional do cavalo é dada por individuo, isso vai depender para que esse animal é utilizado, que tipo de esporte ele pratica ou não, se é um animal de corrida, de cavalgada, ou de salto, etc. As exigências também são denominadas a partir da fase do cavalo, crescimento, gestação, lactação, reprodução, etc. 
Existem dois principais fatores dessa exigência nutricional: a exigência de mantença e a exigência para atividades físicas. As exigências são aditivas e devem ser de acordo com o animal a fins de manter o peso do animal, sua condição corporal e sua saúde. 

Componentes básicos da dieta
- Água
Componente mais importante na dieta do cavalo é ÁGUA, ela é responsável por 60% da massa corporal do equino e responsável pela manutenção das funções vitais. A falta de água leva o cavalo à morte bem mais depressa do que falta de pasto, ração e sal mineral. É imprescindível que essa água seja à vontade, limpa e fresca.

-Volumoso
Segundo componente vital na dieta do equino é o volumoso (forragem). Responsável por proporcionar a motilidade ao trato gastrointestinal do cavalo através das fibras.

- Energia 
Os grãos de cereais são uma fonte de energia digestível bastante utilizada na alimentação de cavalos.

- Proteínas e Vitaminas
Para animais em manutenção as exigências de proteínas e vitaminas são na maioria dos casos fornecidas por uma forragem de boa qualidade.

- Minerais
Dependendo da alimentação que este animal recebe, ele terá uma necessidade a mais de minerais ou não, por isso é importante oferecer ao animal o sal mineralizado em cocho separado.

- Ração
A ração e a quantidade a ser fornecida para o cavalo deve respeitar a sua categoria (reprodução, lactação, crescimento, gestação, exercício intenso/moderado). A ração e a quantidade mais correta para o cavalo é aquela que atende as exigências da categoria animal que ele se encontra.
Portanto, o seu cavalo estará nutrido se tiver recebendo uma alimentação adequada de boa qualidade, dentro de sua categoria na quantidade mínima necessária. 


Obrigada pela atenção de todos! 
Foi um prazer escrever para vocês!
Beijos, Carol!

Contato
Caroline Chaves - Médica Veterinária - CRMV/PR 13323
E-mail: carol.vet.horse@gmail.com
Instagram: @carollchs




Siga a gente no instagram @vidacountryoficial e no facebook Vida CountryOficial



Nenhum comentário:

Postar um comentário