terça-feira, 19 de abril de 2016

- Equoterapia -

   Oi pessoal, tudo joia? Hoje este post maravilhoso vai ser sobre uma das coisas mais lindas que existe entre o ser humano e os cavalos: a equoterapia *-*
   E para falar um pouco sobre isso, pedi ajuda da minha prima Anna Luyza que é formada em Fisioterapia - Equoterapia formação no Rancho GG reconhecido pela ANDE-BRASIL e faz um trabalho incrível que vocês vão saber conferindo esta matéria que ela fez especialmente para agente!!
       Anna, o Vida County Oficial agradece desde já muuuito sua colaboração, muito sucesso sempre para você e sua equipe! *-*




“Eu vi uma criança que não podia andar. Sobre um cavalo, cavalgava por prados floridos que não conhecia.
Eu vi uma criança sem força em seus braços. Sobre um cavalo, o conduzia por lugares nunca imaginados.
Eu vi uma criança que não podia enxergar. Sobre um cavalo, galopava rindo do meu espanto, com o vento em seu rosto.
Eu vi uma criança renascer, tomar em suas mãos as rédeas da vida e, sem poder falar, com seu sorriso dizer: ‘Obrigado Deus, por me mostrar o caminho.”



   A utilização do cavalo na área de saúde e tão antiga quanto a própria história da medicina. Sua origem data da Grécia Antiga, onde Hipócrates refere à equitação como fator regenerador da saúde em seu livro “Das Dietas”. Na era moderna, um dos primeiros indícios de sua utilização verificaram-se na França, em 1965, quando médicos parisienses interessaram-se em seu estudo. A Primeira Guerra Mundial,  foi um fator que contribuiu para o desenvolvimento da Equoterapia. Muitos soldados, acometidos com a guerra, foram motivados em sua reabilitação com esse tratamento. Atualmente, a Equoterapia é considerada uma técnica de auxilio à terapia convencional e é praticada em mais de trinta países. No Brasil a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE) introduziu o trabalho em 1989, em Brasília. A Equoterapia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 09/04/1997 sendo incorporada ao arsenal de métodos e técnicas direcionadas aos programas de reabilitação de pessoas com necessidades especiais.
   A Equoterapia exige a participação do corpo inteiro do praticante, contribuindo assim para seu desenvolvimento global. Ao deslocar-se durante o passo, o cavalo produz movimentos em seu dorso que são transmitidos ao cavaleiro através do alinhamento dos centros gravitários( praticante e animal), ocorrendo deslocamentos contínuos, tridimensionalmente, ou seja, para cima e para baixo, para frente e para trás, para um lado e para o outro. A ação cinética e dinâmica realizada pelo cavalo exige do praticante movimentos de antecipação, orientação e adaptação que envolvem o sistema nervoso a nível neuromotor e neuropsíquico.
   A Equoterapia pode ser considerada um conjunto de técnicas reeducativas e reabilitativas que atuam para superar danos sensorio-motores, cognitivos e comportamentais.
   A equoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.O programa de Equoterapia é constituído por três fases de intervenção, que são: Hipoterapia, Educação e Reeducação Eqüestre e Pré-Esportiva.
   A equipe básica e composta por fisioterapeuta, psicólogo, equitador, condutores/guias.
   Objetivamos dentro da condição clínica de cada praticante explorar ao máximo suas potencialidades.

Mais sobre nós:







Nosso centro fica situado em São João da Barra, estrategicamente localizado no  Sitio do Cigano  em Grussai, trabalhamos em parceria  com a APAE/SJB, sendo  mantido pelo município com total apoio da prefeitura,  contamos com um numero de 41 praticantes com idades variadas, atendemos  as terças e quintas de 08:00 as 12h. O centro dispõe de picadeiro coberto, rampa adaptada, banheiro adaptado para necessidades especiais, materiais lúdicos.Todo atendimento é gratuito.
   Graças a gestão atual conseguimos construir um centro de excelência onde  utilizamos cavalos treinados especificamente para a terapia, atendendo a exigências previas como: macho, castrado , dócil, entre outras, sendo atualmente utilizado 3 cavalos na Equoterapia. Os matérias pedagógicos e de montaria são sempre utilizados de acordo com o caso clinico.


INDICAÇOES PARA EQUOTERAPIA
Indicações Sensório-motoras
•Disfunção Neuronal (Encefalopatia Crônica da Infância)
•Déficits Sensoriais
•Atraso Maturativo
•Síndromes Neurológicas ( Down, West, Rett, Soto e outras)
•Acidente Vascular Cerebral
•Traumatismo Crânio-Encefälico
•Seqüelas de Processo Infamatório do SNC (Meningoencefalite e Encefalite)
•Lesão Raqui- Medular e outros
Indicações Psicosociais
•Autismo
•Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
•Deficiência Mental
•Alterações Comportamentais




Siga o face de trabalho da Anna clicando aqui :D

Nos siga no face - aqui -
Nos siga no insta - aqui -



Nenhum comentário:

Postar um comentário